Criar uma Loja Virtual Grátis
Sítio das Palmeiras
Sítio das Palmeiras

 

Sitio das Palmeiras

Sammartino resolveu desenvolver atividades agropecuárias, para isso, nas terras compradas junto ao km 32 da E.F. Sorocabana, em 11 de abril de 1912,Henrique comprou vacas de raça e outros animais, tais como porcos, ovelhas, muares, e cavalos. Abriu estradas e melhorou outras, para que houvesse melhor ligação com Barueri, a estação ferroviária mais próxima. Por volta  de 1920, o sitio das Palmeiras, para fazer jus a uma parada de trens, em suas terras, instalou uma olaria e iniciou a exploração de lenha, com fornecedor para as maquinas da ferrovia. Nascia, assim, a primeira indústria extrativa e manufatureira Jandirense. Em 1924, providenciou a primeira escola pública para a localidade, á escola Mista da parada Jandira. Em 1930, construiu duas plataformas, para embarque e desembarque de passageiros dos dois únicos trens diários que serviam esta parada. Sammartino nutria um grande amor pelo Brasil Italiano, nascido em Salermo, em 21/12/1871, e justificando esse amor, por especial deferência, concedida pela Diretoria da E.F.S; deu, á estação recém criada, o nome indígena Jandira que, em tradução livre e por analogia, significa favo de mel. Surgia assim desta forma, a boa  bonita e agradável Vila no, então, Município de Cotia.

Sucederam-se  a abertura de alguns loteamentos, entre os quais a Vila Anita Costa, Vila Santa Rosa, Vila Eunice, e outros e, com o consequente crescimento populacional e a elevação, á categoria de Distrito, pela lei nº 31/49, sancionada em 09/06/49, ensejou ao Prefeito da cidade de Cotia, Sr. Emilio Guerra, nomear com primeiro Sub Prefeito, o Sr. José de Albuquerque, genro de Henrique Sammartino, este sucedido posteriormente por José Alipio Sampaio, José Ribeiro, Osvaldo Sammartino, e Anthero Correia de Godoy. O movimento para emancipação surgiu em 1962. tendo como mentor o Sr. Osvaldo Sammartino vereador em Cotia juntamente com os também vereadores em Cotia Srs João Barbosa, e Clecio Soldé, a documentação ficou em poder do Sr. Osvaldo Sammartino, filho do fundador da cidade. Papel preponderante neste movimento teve a Sociedade Únião Pro Jandira, sob a presidencia  de Clecio Soldé. Henrique Sammartino faleceu em 3 de dezembro de 1947.   

 

PLESBICITO

Osvaldo Sammartino, João Barbosa, e Clecio Soldé vereadores em Cotia, como representantes de Jandira, uniram-se mesta empreitada. contando com o inestimavel trabalho de Osvaldo Sammartino, que dispunha de grande influencia na bancada de Cotia e, tambêm, junto ao Prefeito Sr. Emilio Guerra, conseguiram incluir Jandira na lei Quinquenal, de 1963. importa lembrar que, por exigencia da lei Quinquenal, havia de ser comprovada renda condizente com a manutenção, o que foi possivel pela instalação e funcinámento do Frigorico Jandira S/A, como grande fonte contruinte de impostos. Porem a luta não terminou enquanto a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo nos deu o parecer nº 3313/63, autorizando a realização do plesbicito. logo após o povo compareceu em massa nas urnas plesbicitárias para votar o SIM, mas infelismente, o Governador Sr. Ademara Pereira de Barros vetou, derrubado na Assembléia Legislativa,  pelo "lobby" exercido pelos nossos vereadores,inclusive com a participação do vereador Danil Barquet, de Cotia e muitos populares. Desta forma o mapa do Estado de São Paulo ganhou, entre outras uma cidade. No dia 31 de março de 1964, surgiu a revolução, retardando a realização de eleições para a efetiva instalação do municipio, que só veio ocorrer no dia 07 de março de 1965,ficando desta forma, composta a primeira  Legislatura de Jandira, oficialmente instalada no dia 28 de março de 1965.

PREFEITO- Osvaldo Sammartino

VICE-PREFEITO- João Ribeiro Júniro

VEREADORES- tendo como Presidente- Nicanor Filadelfo Pereira

Alan Kardes Roberto de Albuquerque, Joaquim Germiniane, José dos Anjos, Juacy da Silva, Leopoldino dos Santos, Lourenço Huss Júnior, Noliça Fugii, Vilen Brasil.

CRONOLOGIA

1920, O Sr. Henrique Sammartino instalava a olaria e iniciava a exploração de lenha, criando a primeira parada de trens

1924, instala-se a primeira escola, escola mista da parada Jandira.

1928, a instalação do Colégio José Manoel da Conceição (JMC), o primeiro Educador foi o Rev: Wilian Alfred Wadell.

1930, são construidas as duas plataformas de terra da estação recebendo o nome de Jandira.

1947, no dia 3 de dezembro morre o Alferes Henrique Sammartino.

1948, a lei estadual nº 233/48 transforma Jandira em Distrito de Paz.

1949,  é nomeado o primeiro Sub Prefeito Jandirense, através da lei Municipal nº 3/49 pelo Prefeito de Cotia, Sr. Emilio Guerra que nomeia o Sr. José de Albuquerque.

1959, O Distrito de Jandira elege 3 vereadores para a Câmara Municipal de Cotia: Osvaldo Sammartino, João Barbosa e Clcio Soldé.

1961, Instala-se o Frigorifico Jandira S/A.

1963, termina o quadrienio governamental e inicia-se o movimento da emancipação Jandirense.

1963, no dia 8 de dezembro o povo diz SIM nas urna Plesbicitárias.

1964, a lei estadual nº 8050/64 institui o Muincipio de Jandira.

1965, no dia 28 de Março, Osvaldo Sammartino filho de Henrique Sammartino, o fundador de Jandira,  toma posse como  o primeiro Prefeito  da Cidade juntamente com os primeiros vereadores.

LEGENDA DO BRAZÃO DE ARMAS DA CIDADE DE JANDIRA

Significa:

"Se o SENHOR Não guardar a cidade em vão vigia a "Sentinela"

COMISSÃO POLITICA

Osvaldo Sammartino, João Barosa, Vitor César, Avelino Godoy, Clecio Soldé, Nicanor Filadelfo Pereira, José Lopes, João Ribeiro Júnior, Manoel F dos Santos, Vladimir Marcelos, Bartolomeu Gragnano, João Dias Ribeiro, Sebastião Jordão, Herculano de Paula Brito, Jaime Lopes, João de Góes, José Pereira filho, Hermenegildo Pinto Guiamarães,  Paulo Ribeiro, Segismundo Spisso, Vicente Alvarenga Rangel, João Balhestero, Joaquim Nicolau Salun, Carlos de  Araujo Ferro, Jonas Silva Mendes, Leonildo Apolinário, Vicente de Paula Santos, Carlos Bizarro, Anthero Correia de Godoy Júnor, Manoel alves dos Santos, José  Pereira Possidonio.

COMISSÃO de BAIRROS.

V ila Sto Antonio

Jeronimo Arena, Germiniano Matos, Evilasio Barbosa, Antonio Guimarães, Geronimo de Morais.

Vila Ouro Verde

Roque Gonçalves, Argemiro de Oliveira, Eduardo Lima, Alan kardec Roberto de Albuquerque.

Jardim Bom Pastor e Jardim Alvorada.

Erminio Lopes, Ciro Faria, Anthero  Correia de Godoy, Amadeu Rosa, Armando Branco, José Houward, Egidio José de Oliveira, Manoel de Albuquerque.

Sagrado Coração

Leopoldino dos Santos, Osvaldo de Moura, Benedito Lopes.

Figueirão

Prof: Renato Fiusa Teles, Rev: João Euclides  Pereira "JMC"

Membros

Mauricio Fugii, Antonio Fernandes, Ananias Paixão, Jorge Mihara, Manoel Maria Pedro, Manoel Erasto Rangel, Àngelo Matiazo, Nelson F Filho, antenor Lino da Silva, Nicolau Mayesky, José Airoldi, José Pinato, Mário Vicente, Manoel Nunes, José Rufollo, Benedito Ramos, Luiz Decarli, Antonio de Oliveira, Paulo Gnan, Helio de Oliveira, Waldir Pereira Leite, Àngelo Toldo, Marcelino Silva, Ozeas Barbosa,  Antonio Rodrigues, Manoel Tito Matos, João Pontes, Francisco R Carvalho, Cesário Boseli.

    escrito por Manoel Erasto Rangel

O Rangel da farmácia